quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Esporão do calcâneo e Fasceíte Plantar

O esporão do calcâneo pode fazer parte do quadro de Fasceíte Plantar e caracteriza-se por um crescimento ósseo no calcâneo, mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor curto dos dedos, o qual é adjacente à fáscia. Apenas 50% das pessoas com fasceíte tem esporão e 10% das pessoas sem dor no calcâneo também tem esporão, assim, via de regra, não há indicação de ressecção cirúrgica do esporão.

Em cada passo que damos, imprimimos todo o peso do corpo no calcanhar, pelo que o impacto na planta do pé e suas estruturas associadas é intensa e constante.

Os sintomas referidos quando presente esporão do calcâneo podem ser: a dor é o principal sintoma e começa de manhã, quando são dados os primeiros passos e após os períodos prolongados de repouso; raramente tem inflamação visível;é frequente entre pessoas que praticam desporto, pessoas com excesso de peso e pessoas com Pé Cavo ou Pé Plano; existe dor pulsante na zona plantar do calcanhar; existe dor no repouso e na deambulação e dor ao calçar-se.

Temos que ter sempre presente que a dor no calcanhar nem sempre significa a presença de um esporão.

A Fasceíte Plantar é uma inflamação/lesão de esforço na fáscia (tecido fibroso e tenso situado na planta do pé) que afecta a planta do pé desde o calcanhar até aos dedos. Esta inflamação começa com uma dor suave e gradual no osso do calcanhar descrita frequentemente como uma "picada de agulha" e é mais provável que se sinta após (não durante) o exercício ou ao dar os primeiros passos da manhã.

As probabilidades de se sofrer desta inflamação aumentam, nas mulheres, nos praticantes de exercício físico (atletas profissionais e amadores), se sofrer de excesso de peso, se trabalhar num local com superfícies duras, ou que ande muito. As pessoas com pé plano ou pé cavo também são mais susceptíveis de desenvolver fasceíte plantar.

A fasceíte plantar não tratada, pode transformar-se numa lesão crónica e incapacitar a realização da actividade desportiva, sob pena de também se desenvolver lesões no pé, joelho, ancas e coluna, uma vez que a fasceíte plantar normalmente provoca má postura.

O tratamento inicial consiste em alongamento do tendão de Aquiles, alongamento da fascia plantar e uso de palmilha de silicone para calcanhar. A realização deste tratamento por 8 semanas deverá trazer benefício para 90 a 95% dos pacientes. Para aqueles que não responderam ao tratamento, existem duas opções: injeções de corticóide na fascia plantar e o uso do night splint, que é uma espécie de imobilizador de tornozelo que alonga a fascia plantar enquanto estamos a dormir. A cirurgia fica reservada para os 5% dos pacientes que não respondem a essas medidas não cirúrgicas.

Nem toda a dor no calcâneo é Fasceíte Plantar, portanto, principalmente os pacientes que não apresentam benefícios com o tratamento, devem ser avaliados para outras causas possíveis.

Para tratar esta alteração é necessário avaliar os pés e restante membro inferior, de modo a descobrir a causa da inflamação da fáscia (fasceíte) e da consequente dor, que poderá estar presente devido a alguma alteração biomecânica da estrutura do seu pé.

- É importante que se apresentar alguns destes sintomas referidos consulte um médico fisiatra, que o encaminhará para o fisioterapeuta que irá tratar do seu caso, bem como pode ser também visto por um podologista.

O seu fisioterapeuta saberá aconselhá-lo sobre os cuidados a ter, o calçado a usar, a postura, exercícios e alongamentos.

Olhe por os seus pés, que eles são a a sua base.

Fonte: Manual Merck;  http://www.doutorpe.pt/

4 comentários:

  1. olá , sofro de esporao e a cada dia almentam as dores, o que fazr??
    obrigado, Lucia

    ResponderEliminar
  2. para perda de peso, qual exercío fisico recomentado para quem sofre de esporao?

    ResponderEliminar
  3. Olá, aconselho a que recorra a uma consulta de Ortopedia ou Fisiatria para ver a solução para o tratamento do esporão, para aconselhar a tratamentos a nível da fisioterapia. Em relação à perda de peso aconselho primeiro a começar por cuidados a nível de nutrição e depois a nível de actividade física deve perguntar também ao médico ortopedista, mas deve evitar exercícios com impacto, e aqueles que desencadeiam a dor.
    Espero ter ajudado,
    Filipa

    ResponderEliminar
  4. é parece que tbm estou com esporão,no meu caso pelo que li é por causa do meu sobrepeso

    ResponderEliminar