O café é uma das bebidas mais tomadas em todo o mundo, diariamente, por todo o tipo de pessoas, desde os jovens até aos mais idosos.
Mas será que faz bem?
Milhares de estudos sobre o café deixam cada vez mais claro que, em quantidades moderadas de até 4 chávenas por dia, ele não só não faz mal, como pode trazer benefícios à saúde.
Vários estudos têm comprovado os beneficíos que o café traz em várias situações, desde uma dor de cabeça até à demência.
Vou resumir aqui conclusões de estudos do café na Doença de Alzheimer.
A Doença de Alzheimer é hoje uma das formas mais comuns de demência, e a sua prevenção e tratamento tornaram-se um desafio significativo para a saúde pública mundial. A compreensão do papel do café como factor de protecção cresce à medida que estudos científicos vão evidenciando que a ingestão de cafeína está ligada a menor risco dessa doença.
Um desses estudos, realizado em escala nacional no Canadá, envolveu um grupo de 6.434 pessoas. Todas tinham 65 anos de idade ou mais, e nenhuma mostrava sintomas de Doença de Alzheimer no início do estudo em 1991. Em 1996, das 4.615 pessoas ainda vivas, 194 foram diagnosticadas com DA. A análise das informações sobre estas 4.615 pessoas revelou que o consumo de café, entre outros factores como a actividade regular, está ligado à redução do risco de desenvolver DA. Um pequeno estudo português chegou a resultados semelhantes.
Fonte: " www.positivelycoffee.org "
E para além dos benefícios fisicos,também é um hábito social dos paises baixos mediterrânicos, e que por muitas vezes é um motivo para nos livrarmos da rotina do dia-a-dia,de encontro com amigos...enfim de bons momentos.Cafezito,amiga?Bjo
ResponderEliminarNana