domingo, 18 de outubro de 2009

Dor de cotovelo

Algumas pessoas experienciam dor no cotovelo, a maior parte das vezes devida a gestos repetidos ou transporte de cargas elevadas.                                                               Á região externa do cotovelo é dado o nome de epicôndilo e á interna de epitróclea. Quando a dor é no epicôndilo designa-se de epicondilite,ou também chamada de cotovelo de tenista (por ser a lesão associada à prática do ténis, consequência do gesto repetitivo, devido à biomecânica da própria actividade).

Quando a dor é na epitróclea designa-se de epitrocleíte, ou também designada de cotovelo de golfista (justificação igual à anterior).

Ambas são frequentemente devidas a tendinites de inserção ou entesites, isto é, inflamações nos tendões que causa dor no ombro, braço e dor localizada no epicôndilo ou epitróclea. São resultado na maioria das vezes de cargas elevadas e /ou repetidas nos músculos extensores ou flexores do punho e dedos. A dor é intensa e no início só está presente durante carga pesada no músculo como ao realizar desportos de raquete (ténis), golfe, levantamento de pesos e trabalho monótono e repetitivo como trabalho no computador. Com o passar do tempo, a dor torna-se crónica, levando à incapacidade de realizar actividades habituais como segurar ou levantar objectos leves.

Na epicondilite a dor manifesta-se com a flexão dorsal do punho e na epitrocleíte na extensão ou flexão palmar do punho, assim como se encontra um ponto muito doloroso á palpação ligeiramente acima do relevo ósseo- epicôndilo ou na epitróclea (na região externa e interna do cotovelo).

Não deve deixar prolongar a sintomatologia, pois começa a tornar-se crónica e de mais dificil recuperação.

A recuperação vai no sentido de:
- Reduzir a inflamação e dor: descanso, gelo, elevação e compressão; anti-inflamatórios não esteróides; analgésicos para temporariamente aliviar a dor.
- Realizar uma série de exercícios de movimento para diminuir a rigidez e aumentar a flexibilidade e fortalecimentos muscular.
- Material ortopédico para restringir o movimento do tendão e o proteger a articulação.
- Modificação das actividades: melhorar a postura e técnica; alterar as mãos durante actividades.

Conselho: Quem tem uma actividade laboral ou desportiva na qual realize gestos repetidos, a nível do membro superior, nunca deve esquecer que é importante como meio de prevenção de lesões realizar alongamentos frequentes. Após o dia de trabalho ou a actividade desportiva não esquecer nunca de alongar as regiões que foram solicitadas. Procure o seu fisioterapeuta que o ajudará nas questões pertinentes, alongamentos, exercícios a realizar, entre outras dúvidas que tenha. Exercícios de alongamentos e fortalecimento muscular sob orientação são úteis na prevenção de lesões.

1 comentário:

  1. A epicondilite/epitrocleíte pode surgir apos uma fratura do cotovelo?Estou muito limitada e qualquer movimento causa-me dor. Depois de 3 infiltrações e quase 3 anos de fisioterapia para além de analgésicos e anti inflamatórios, tenho grandes dificuldades. Foi-me atribuída uma incapacidade permanente parcial de 7. Terei hipóteses de total recuperação?

    ResponderEliminar