É uma técnica inovadora, feita através de um sistema de estimulação cerebral profunda, que resulta numa melhoria da qualidade de vida dos utentes, reduzindo cerca de 70% dos sintomas.
A cirurgia de Parkinson não é sinónimo de cura da doença, mas antes um tratamento que tem vindo a apresentar muito bons resultados em formas graves e seleccionadas da doença (o grande tratamento continua a ser feito através de medicamentos, que permitem uma melhoria da qualidade de vida durante muitos anos).
A cirurgia está indicada para as formas do Parkinson que são resistentes à medicação, ou em casos em que os doentes não podem tomar os medicamentos por efeitos laterais. Estas formas mais graves constituem cerca de 5% dos casos.
Em que consiste a cirurgia?
«A cirurgia consiste em colocar profundamente no cérebro dois eléctrodos (um de cada lado), em que cada um controla o lado oposto do qual está colocado», refere Rui Vaz, neurocirurgião, pioneiro no tratamento da doença de Parkinson em Portugal.
«Os eléctrodos vão depois provocar múltiplas pequenas descargas eléctricas no núcleo profundo do cérebro, o núcleo subtalâmico. Os dois eléctrodos estão ligados por cabos (que ficam debaixo da pele), a uma bateria, que funciona como gerador de corrente, colocada no tórax, abaixo da clavícula. A bateria dura cerca de 5 anos, apesar de estarem a surgir no mercado as baterias recarregáveis, mas ainda a um preço muito elevado», acrescenta.
Vantagens da cirurgia
«Uma das grandes vantagens desta nova cirurgia é a de não lesar o tecido nervoso, e ser uma técnica reversível (se o doente não estiver bem, pode-se desligar a estimulação). A regulação de intensidade das descargas é também um ponto a favor porque o estímulo eléctrico não é uniforme nos doentes e nas formas da doença (há um pequeno aparelho que se encosta à bateria situada sob a pele no tórax e permite regulá-la)», salienta o neurocirurgião.
O resultado que se consegue com a cirurgia é o da melhoria da qualidade de vida até cerca de 80%. «Tarefas simples para o doente como virar-se na cama, lavar-se, vestir-se e sair de casa, fazer uma vida quase normal e independente, são o resultado deste tratamento», acrescenta Rui Vaz.
Onde fazer?
A cirurgia é feita em cinco hospitais portugueses: Hospital de São João (Porto), Hospital de Santo António (Porto), Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital de Santa Maria (Lisboa) e Hospital dos Capuchos (Lisboa).
Antes da cirurgia
O doente é internado durante cerca de quatro dias, para fazer exames, fisioterapia e preparar-se para a cirurgia.
Durante a cirurgia
A cirurgia em si demora entre sete a oito horas. Depois de sair do bloco operatório, o doente fica internado mais uma semana. «Nesse tempo fazemos o equilíbrio entre o aumentar da estimulação e reduzir ao mínimo (ou parar) com a medicação», explica Rui Vaz. «Os doentes aprendem depois a ligar e a desligar o aparelho, mas a regulação é feita pelo médico especialista».
Depois da cirurgia
Após a cirurgia, «há um acompanhamento regular que vai tendo cada vez intervalos mais longos no tempo, dependendo do estado clínico do doente», explica Rui Vaz. «O doente tem de ter cuidado com campos magnéticos muito fortes, como os detectores de pessoas e metais, que podem interferir com o funcionamento do aparelho».
Fonte: Sapo Saúde
Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
ResponderEliminarHIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860