Existem muitos cuidados a ter com o bebé, mas com o início do Outono e Inverno os problemas respiratórios aumentam e é preciso não esquecer alguns cuidados que deve ter, além de que estes cuidados devem ser tidos sempre.
A obstrução nasal é a dificuldade na passagem do ar pelas fossas nasais, vulgarmente denominado de "nariz entupido".
Durante os primeiros meses de vida, a primeira causa de obstrução nasal é o facto do bebé estar demasiadas horas deitado. As restantes e mais frequentes, são de natureza inflamatória, tais como: constipações, gripes e rinites.
Nos primeiros meses de vida a respiração do bebé é maioritariamente feita pelo nariz, por isso as consequências da obstrução nasal podem traduzir-se em: não comer bem, dado que não sabe respirar pela boca e mamar ao mesmo tempo; não dormir bem, pois o "nariz entupido" prejudica a tranquilidade do sono; estar mais exposto a sinusites e doenças bronco-pulmonares, como bronquiolites; ter maior risco de otites, porque o canal de ligação do nariz ao ouvido (trompa de Eustáquio) pode entupir; e ter um risco aumentado de Morte Súbita Infantil.
Alguns conselhos para evitar a obstrução nasal:
- Não manter o bebé deitado muitas horas seguidas (levante a cabeceira da cama do bebé);
- Não dar o biberão com o bebé completamente deitado;
- Não aquecer demasiado o quarto;
- Lavar o nariz do bebé com água do mar ou soro fisiológico (primeiros 15 dias de idade);e
- Aspirar delicadamente o muco existente no nariz do bebé.
* A lavagem nasal deverá fazer parte da higiene diária do bebé, para manter o nariz sempre limpo de secreções excessivas, e assim ajudar a prevenir potenciais problemas respiratórios.
* Se verificar que o bebé mantém a obstrução nasal e apresenta problemas respiratórios consulte o pediatra. Sessões de fisioterapia respiratória são uma grande ajuda na recuperação de problemas respiratórios no bebé.
in: vários fontes
Sem comentários:
Enviar um comentário