quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lesões Desportivas - fase aguda

Cada vez mais o desporto faz parte da vida de todos, seja de lazer ou de competição, como combate ao sedentarismo, ao stress do dia-a-dia e como busca do bem-estar e da saúde.

O nosso corpo, principalmente o sistema músculo-esquelético, está sujeito a algumas desordens, lesões. Na maior parte dos casos, a nível do desporto, as lesões são consequência de um traumatismo dito externo, ou seja uma força externa, de desordens “internas” e também de um esforço de sobre uso. É importante conhecer as causas e o mecanismo das lesões para de melhor modo poder evitá-las e mesmo recuperar.

Um dos momentos cruciais na recuperação é referente aos cuidados a ter nas primeiras 48 horas após uma lesão (ruptura ligamentar ou muscular, entorse, traumatismo, etc).

Nas primeiras 48 horas (fase aguda) deve fazer: repouso ( parar toda a actividade que provoque o aumento da sintomatologia); gelo (aplicar na região lesada, durante 15 minutos, de 3 em 3 horas); compressão (comprimir a região lesada de modo a controlar o edema e o derrame); elevação (elevar a zona lesada de modo a facilitar a circulação sanguínea de retorno). Estas 4 recomendações podem ter uma mnemónica, oriunda do inglês, que é RICE (Rest-reposuso; Ice- gelo; Compression-compressão; Elevation-elevação)

O que não deve fazer nessa fase: calor (promove a vasodilatação, aumentando o derrame); álcool (não deve ingerir bebidas alcoóllicas porque o álcool é um vasodilatador); Massagem (aumenta o edema e o derrame); Actividade (não deve realizar qualquer actividade que aumenta a sintomatologia). A mnemónica é HARM (Heat-calor; Alcohol-álcool; Running-actividade; Massage-massagem).

Procure também um profissional de saúde, da área em questão, que o ajude e o aconselhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário