quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Arte da Fisioterapia

Definição de Fisioterapia (WCPT, 2007)

A Fisioterapia presta cuidados a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restituir o máximo movimento e capacidade funcional ao longo do ciclo de vida. Isto inclui a prestação de serviços em circunstâncias onde o movimento e a função estão comprometidos pelo envelhecimento, lesão, doença ou factores ambientais. O movimento funcional é central para o significado de ser saudável.

A Fisioterapia preocupa-se na identificação e na maximização da qualidade de vida e potencial de movimento dentro das esferas da promoção, prevenção, intervenção/ tratamento, habilitação e reabilitação. Isto abrange o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.

A Fisioterapia envolve a interacção entre Fisioterapeutas, utentes/ clientes, outros profissionais de saúde, famílias, cuidadores e comunidades, num processo onde o potencial de movimento é avaliado e os objectivos são acordados, utilizando conhecimentos e competências clínicas únicas dos Fisioterapeutas.

O extenso conhecimento dos Fisioterapeutas do corpo e das suas necessidades e potencial de movimento é central na determinação de estratégias de diagnóstico e intervenção. O seu local de exercício clínico poderá variar consoante a intervenção seja realizada na perspectiva de promoção da saúde, prevenção, intervenção/ tratamento, habilitação e reabilitação. Actua, essencialmente em, hospitais, centros de reabilitação, centros de saúde, estabelecimentos termais, departamentos de saúde ocupacional de empresas, estruturas desportivas, escolas, instituições de ensino especial e instituições de apoio a idosos. E, mais recentemente, o fisioterapeuta actua na prestação de serviços ao domicílio, que é uma mais valia para determinados pacientes.

Ser fisioterapeuta é sem dúvida uma paixão, e é sem dúvida alguma a minha grande paixão.

Sinta-se Bem...

Um ponto chave que quero transmitir é da importância de se sentir bem consigo próprio, aceitar-se como é, porque a pessoa que cada um é não é igual a outrem.

Adoptar comportamentos com vista a saúde e não a doença parte inicialmente sempre da própria pessoa, por exemplo adopte correctos hábitos alimentares, pratique exercício físico, tente viver uma vida sem stress, arranje estratégias para o combater (abordarei mais especificamente este assunto, posteriormente).

Manter o bem-estar físico e psíquico é meio caminho para combater os "stresses" do dia-a-dia.

Sugestão: Pode começar este dia a sorrir para si e para os outros :)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bem vindos!



O objectivo da criação deste blog não é apenas de compartilhar temas de saúde, em concreto da fisioterapia e osteopatia, com profissionais da área, mas sim e sobretudo chamar e dar atenção para aqueles que precisam dos cuidados que nós profissionais podemos oferecer.

Pretendo abordar temas variados relacionados com o enorme Mundo da Fisioterapia, centrada sempre na visão holística que devemos ter quando lidamos com pessoas, quando a missão é sempre AJUDAR o outro.

Sou fisioterapeuta licenciada desde 2006, tendo vindo sempre a fazer formações complementares, e mais recentemente formação em Osteopatia.

"Seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do Universo." (Paulo Coelho - O Alquimista)

A minha vontade é que com muito gosto me sigam aqui.